Como ser sustentável trabalhando com madeiras

Usar madeira de reflorestamento é o primeiro passo para preservar o meio ambiente e garantir o futuro do planeta

Campanhas publicitárias, notícias e documentários, tentam nos conscientizar diariamente sobre o futuro de nosso planeta e mostrar possíveis soluções para garantir um mundo melhor. Isto está fazendo com que a própria sociedade se preocupe com a situação atual e faz também com que ela cobre de empresas a adoção de práticas sustentáveis.

Por este motivo, muitas delas estão adotando práticas sustentáveis e trabalhando para deixar uma história de proteção à natureza para as próximas gerações. Toda a sociedade precisa se adaptar à sustentabilidade. Mas, e você, já analisou se o seu negócio se enquadra no assunto?

Se você trabalha com madeiras, a sustentabilidade deve ser levada ainda mais em consideração, afinal as árvores ajudam com o oxigênio do planeta e a madeira vem se tornando cada vez mais escassa. Portanto, adotar práticas sustentáveis se tornou uma necessidade. E além de ajudar o meio ambiente, esta atitude ainda faz com que as marcas obtenham bons resultados em cenários concorridos e desafiantes.

Mas, como ser sustentável no ramo de madeira? Nesta área, a extração da matéria-prima proveniente do reflorestamento é o ideal. Técnicas de manejo são sempre renováveis em qualquer época, seja em período de corte ou de crescimento. Outras atitudes que podem ser tomadas também são a redução do consumo de água e energia elétrica, aproveitamento de madeiras de demolição, coleta de água da chuva para utilizar em processos de limpeza, redução das sobras de produção e a busca por um melhor aproveitamento de resíduos de fabricação e usar sempre que possível, energias renováveis na área de produção.

Outra grande vantagem de adotar práticas sustentáveis é a economia. O processo é o mesmo de uma empresa que não adota essa medida, mas a diferença é que a madeira de reflorestamento gera uma produção em equilíbrio com o custo de fabricação dos produtos. Eucaliptos e Pinus são algumas das espécies mais propensas a oferecer esse custo-benefício. O mesmo vale para o aproveitamento da água da chuva, que elimina os custos com a rede e o uso de energias renováveis, que diminuem em mais de 50% os gastos mensais.

Portanto, ser sustentável é estar inserido no novo mundo. E para dar destaque à marca e ajudar ao mesmo tempo o meio ambiente, estas práticas precisam ser adotadas!

A Máquinas Omil apoia ações sustentáveis e produz equipamentos para o beneficiamento de madeiras. As máquinas são feitas com tecnologia de ponta e programadas também para evitar o desperdício da madeira e realizar cortes e acabamentos precisos.

Acesse o site e conheça a linha de produtos!

Fotos

Tags

Aguarde