Conheça 5 curiosidades sobre a madeira

Confira alguns fatos interessantes sobre essa matéria-prima

A madeira é uma matéria-prima muito comum em nosso dia a dia. Seja na construção civil, na produção de móveis ou de outros produtos, ela sempre está presente. Por este motivo, separamos para você alguns fatos curiosos sobre ela. Confira a seguir:

1 – Água pode estragar mais que o fogo?

Entre as curiosidades, a que mais chama atenção é que dependendo da situação, a água pode estragar mais a madeira que o fogo. Isso acontece porque quando há muita umidade ou em níveis elevados de água, ela pode expandir e se contrair, o que pode acarretar rachaduras e empenamento. Já no fogo, ela pode ser resistente. É claro que a lenha serve de material para sustentar a chama, no entanto, se ela possuir a espessura superior a 50 mm, pode ser considerada mais resistente que estruturas metálicas.

2 – Cor mostra a durabilidade da madeira

Outra curiosidade é que a cor pode mostrar a durabilidade da madeira. Talvez seja uma informação nova para quem não conhece tanto da área, mas a cor define sua resistência. Basicamente, as mais escuras possuem durabilidade natural elevada, as mais claras precisam de cuidados especiais para evitar o ataque de insetos e fungos e a branca é mais mole.

3 – Isolante natural de temperatura e ondas sonoras

Essa matéria-prima pode ainda ser um isolante natural, já que dificulta a passagem de ondas de calor, frio e sonoras, fazendo com que o ambiente mantenha uma temperatura estável e que possua isolamento acústico.

4 – “Madeira de lei”

A expressão “madeira de lei” significa que a madeira possui alta qualidade e maior resistência se comparada à outras, principalmente ao ataque de insetos e umidade. Mas, porque este nome? A expressão surgiu durante a colonização do Brasil, quando a coroa portuguesa estabeleceu uma Lei que ditava que este tipo de matéria-prima fosse utilizado somente por pessoas autorizadas por ela, transformando assim, a expressão em “madeira de lei”.

5 – Flexibilidade de utilização

Como citado acima, a madeira pode ser aplicada em praticamente todas as áreas. A matéria-prima pode ser utilizada desde artesanatos, até grandes construções. Ela tem tanta flexibilidade de utilização que do seu resíduo é possível a geração de energia renovável. Além disso, hoje casas de madeira sofisticadas estão substituindo as de alvenaria e já estão entre as mais procuradas na habitação.

A Máquinas OMIL reconhece a importância da madeira e produz há mais de 73 anos, equipamentos para o beneficiamento. A OMIL produz plainas, serras e alimentadores, que agilizam os processos de produção e trazem mais qualidade nos acabamentos.

Entre em contato e solicite um orçamento!

Fotos

Tags

Aguarde