Máquinas OMIL completa 74 anos de história

Com sede em Ibirama, a empresa se tornou especialista na produção de máquinas para o beneficiamento da madeira e na fundição de peças de ferro

A Máquinas OMIL completou 74 anos de história nesta terça-feira (21). Com sede em Ibirama, Santa Catarina, a empresa é referência no Brasil em máquinas para o beneficiamento de madeira e em qualidade na fundição de peças de ferro.

Atualmente, a OMIL possui um parque industrial com área de quase 12 mil m², onde produz máquinas para o beneficiamento de madeiras, com diversos tipos de plainas, serras múltiplas, alimentadores e descarregadores.

A empresa também atua na produção de peças fundidas em ferro cinzento, nodular, branco e ADI, com a usinagem e montagem de conjuntos e atende os mais diversos segmentos.

Sobre os 74 anos completados, o gerente geral da Máquinas OMIL, Maikon Koelbel, enfatizou a importância da empresa para Ibirama. “A OMIL vem crescendo junto de Ibirama. Elas têm quase a mesma idade e nossa empresa ajuda no desenvolvimento capacitando pessoas. Muitas pessoas se desenvolveram aqui dentro e isso foi propulsionado por toda a região. Aqui lapidamos pessoas que hoje têm muito sucesso no Alto Vale”.

O modelador Claudio Diogo está há 35 anos na OMIL e diz que não pretende sair tão cedo. “Para mim é muito gratificante trabalhar aqui, a gente construiu uma vida aqui dentro e tenho a OMIL como minha família! Nesses 35 anos de empresa eu aprendi muito, aqui dentro há muito companheirismo e eu espero poder ficar ainda muitos anos aqui dentro”.

Marcio Sehnem, que está há 20 anos na empresa, também comentou que a OMIL é como uma extensão da família dos colaboradores. “É muito bom trabalhar aqui nesta empresa. Ao longo destes 20 anos eu me sinto como parte de uma outra família”.

Para o supervisor comercial de fundição, Acácio Oliani, trabalhar na OMIL ajuda no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. “Neste ano completo 24 anos de empresa e iniciei no chão de fábrica até chegar na parte de supervisão comercial da Fundição OMIL. O reconhecimento interno, as chances que temos aqui dentro são muito importantes para o nosso crescimento profissional”.

As empresas Fundição e Máquinas OMIL, atendem aos mais exigentes controles de qualidade e investem constantemente em tecnologia e inovação. De acordo com Maikon, em 2020 os clientes poderão esperar ainda mais novidades. “A Fundição vai inovar na parte de laboratório e automação de novos processos. Já a Máquinas terá o lançamento de novos produtos, principalmente na parte de plainas”.

Sobre a história

Fundada em 21 de janeiro de 1946, sob a razão social de Oficina Mecânica Ibirama Ltda, a empresa trabalhava com a atividade de oficina mecânica e com o comércio de compra e venda de automóveis, caminhões e acessórios. Nesta época, funcionava também como pré-posto da Revenda Maquinária Ltda.

Em janeiro de 1947, devido à grande carência pós-guerra, os sócios resolveram complementar o negócio oferecendo artefatos de metais, como peças de quadro para serra tipo americano, serra fita, serra circular, desempenadeira, entre outros. Com o sucesso dos novos negócios, em junho de 1948 a empresa instalou uma fundição de ferro, contando para isso com recursos de entrada de seis novos sócios.

Em 20 de dezembro de 1956, devido ao grande desenvolvimento tecnológico na fabricação de máquinas para o beneficiamento de madeiras, a empresa alterou a razão social para Máquinas OMIL LTDA e esta foi a atividade principal até o ano de 2005.

Fotos

Tags

Aguarde