5 dicas para você começar na exportação de madeira beneficiada

O Brasil tem um grande mercado exportador de madeira beneficiada, utilizada para diversas finalidades, como por exemplo, na fabricação de móveis

A exportação de madeira é uma das áreas mais promissoras de negócios no Brasil. Tanto que em todos os anos, o número de madeira exportada tem subido consideravelmente, registrando um aumento superior a 9.500% nos últimos 10 anos (de acordo com o Ministério da Economia). Até outubro de 2020, nosso país já havia embarcado 977 mil toneladas ao exterior.

Um dos destaques, é o crescimento do mercado exportador de madeira beneficiada, utilizada para diversas finalidades, como por exemplo, na fabricação de móveis.

Para auxiliar a sua empresa a aproveitar esse potencial em exportação que o Brasil possui, separamos 5 dicas que podem te ajudar a começar na exportação de madeira beneficiada. Confira:

1. Investir em equipamentos

Este é um dos primeiros passos que você deve seguir antes de pensar em exportar madeira beneficiada. Afinal, sem o maquinário necessário para deixar o produto com alta qualidade, não há possibilidades de exportar madeira.

Nós oferecemos diversas opções que podem lhe auxiliar a potencializar a produtividade do beneficiamento de madeira. Oferecemos a Plaina Moldureira Plus Advance – Plus-200, que foi desenvolvida para garantir mais produtividade em linhas de produção para exportação; a Plaina 2 Faces Serra Múltipla – PLSM, que possui duas faces de plaina e uma com serra múltipla para que as peças saiam com espessura, largura e acabamento desejados; as Plainas Moldureiras OMIL PMO-240 e PMO-320, que fazem parte da linha mais tecnológica das nossas plainas, mais rápida e com mais opcionais de escolha ao cliente; a Serra Múltipla SMO-350, que foi desenvolvida para garantir o corte preciso da madeira; os Descarregadores Automáticos; e os Alimentadores Automáticos – AAO-240.

2. Planejar a logística para o embarque de madeira

Para evitar erros no envio de madeira beneficiada para o mercado internacional, é necessário levar a sério os serviços de logística. O ideal é contratar uma empresa especialista na área, para assegurar a supervisão de embarque, do carregamento e da expedição, o que vai garantir que o produto chegará ao porto na data e local previstos e que será carregado e descarregado corretamente nos locais designados.

3. Realizar o registro no Siscomex

Outro passo fundamental, é a realização do registro da sua empresa junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), que precisa ser solicitada em uma unidade da Receita Federal do Brasil e que servirá para a emissão do registro de exportação.

4. Possuir todos os documentos exigidos

Além do registro no Siscomex, outros documentos são obrigatórios como: Fatura Comercial (documento reconhecido internacionalmente equivalente à uma nota fiscal, obrigatório para a mercadoria transitar entre países); Nota Fiscal (exigência legal para que a mercadoria seja transportada); Romaneio (documento de responsabilidade do exportador); Conhecimento de Embarque (documento emitido pela companhia responsável pelo transporte da madeira);

5. Providenciar o certificado de origem da madeira

Estes documentos são importantes para garantir ao comprador, a procedência e origem da madeira. Um dos certificados mais utilizados que atesta a qualidade e origem da matéria-prima, é o Selo FSC® (Forest Stewardship Council), que é reconhecido internacionalmente e comprova que a madeira beneficiada foi produzida através de processos rigorosos de manejo florestal, sem degradação do meio ambiente.

A autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) também é obrigatória.

Nós da Máquinas OMIL podemos ajudar a potencializar a produção do seu negócio. Solicite um orçamento através do nosso site: https://www.omil.com.br/orcamento

 

Fotos

Tags

Aguarde