Quais madeiras são mais indicadas para fabricação de decks e assoalhos?

Para este fim, existem várias opções de madeiras que são indicadas para fabricação de decks e assoalhos. Mas, as mais comuns e mais indicadas, são: ipê, cumaru, jatobá, cambará, garapeira, maçaranduba e angelim.

A madeira tem uma ampla variedade de aplicações e pode ser utilizada em diversas áreas, como construção, mobiliário, decoração, artesanato e papelaria. Entre essas aplicações, está o uso de madeiras na fabricação de decks e assoalhos.

Para este fim, existem várias opções de madeiras que são indicadas para fabricação de decks e assoalhos. Mas, as mais comuns e mais indicadas, são: ipê, cumaru, jatobá, cambará, garapeira, maçaranduba e angelim.

Confira algumas características de cada uma delas:

Ipê

O ipê é uma madeira nobre e valiosa, conhecida por sua durabilidade, resistência e beleza.  É capaz de resistir bem ao sol, chuva e ao uso frequente. Também é altamente resistente a insetos e a fungos. É frequentemente usado em aplicações exteriores, como decks, fachadas e estruturas de suporte.

O ipê é uma madeira extremamente dura, sendo muito resistente a riscos e marcas. É uma boa escolha para aplicações em que a durabilidade é essencial.

Cumaru

É forte e densa, possui acabamento fino, excelente durabilidade (várias décadas) e resistência a cupins e fungos. É uma excelente opção para valorizar ambientes internos, por oferecer acabamento refinado. Da mesma forma, é uma excelente opção para ambientes externos, por resistir muito bem à luz e à umidade.

O brilho da madeira polida ou envernizada traz leveza e elegância aos assoalhos e a resistência proporciona sofisticação em decks.

Jatobá

É bastante resistente a riscos e abrasão, o que a torna uma opção ideal para ambientes com grande circulação. Encontrada em todas as regiões do Brasil, é uma madeira fácil de trabalhar por ter condições de ser facilmente aplainada, colada, parafusada e pregada. No acabamento, a madeira aceita pintura, verniz e lustre.

É empregada na construção civil, em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos, janelas e batentes, rodapés, painéis, forros e lambris e escadas e ainda pode ser utilizada na fabricação de móveis finos.

Garapeira

É fácil de ser trabalhada, devido à presença de sílica, recebe com facilidade os acabamentos, é de fácil colagem, possui boa resistência natural, é pesada e densa e tem superfície lustrosa e lisa.

É frequentemente utilizada na construção de estruturas como vigas, pilares, caibros, telhados e assoalhos. Além disso, também é muito valorizada na produção de móveis de alta qualidade, na decoração de ambientes internos e externos, e devido à alta resistência ao apodrecimento, a insetos e a fungos, a Garapeira é frequentemente utilizada em decks, fachadas, pergolados e outras estruturas expostas a intempéries.

Angelim

Encontrada nas regiões Norte e Centro Oeste, nos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Mato Grosso, a madeira de Angelim é mais pesada e possui grande resistência mecânica, tanto que é muito utilizada na construção civil (em dormentes ferroviários, estacas, vigas, andaimes, escoramento, fôrmas para concreto, lâminas decorativas, embarcações, portas, venezianas, forros, lambris, pontes, postes e obras portuárias, como píer de atracação).

Dessa forma, se torna uma excelente opção para decks e assoalhos.

Cambará

A madeira cambará é moderadamente dura, apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear. Possui resistência moderada ao ataque de cupins-de-madeira-seca, mas, resiste bem à água e é muito utilizada na confecção de decks, telhados e coberturas de casas e prédios.

Maçaranduba

A madeira de Maçaranduba é pesada, com alta retratibilidade volumétrica, resistência mecânica e durabilidade natural. A madeira produzida por esta árvore é muito resistente e pode ser utilizada na construção de galpões, em telhados, na construção de decks com aparência mais rústica, entre outros. A madeira possui uma granulação mais lisa e um brilho considerado moderado.

É importante destacar que a escolha da madeira ideal dependerá do local onde será instalado o deck ou assoalho, bem como das condições climáticas a que será exposto. Além disso, é fundamental escolher uma madeira de qualidade, proveniente de fornecedores confiáveis, para garantir a durabilidade e a segurança do projeto.

Lembre-se também que a OMIL produz máquinas para todos os tipos de madeiras e aplicações.

As plainas por exemplo, foram desenvolvidas para serem utilizadas nos mais diversos setores, e entre as diferentes aplicações, está na fabricação de assoalhos e decks de madeira. Para esta finalidade, a OMIL oferece a Plaina Moldureira Plus Advance PLUS-200 e a Plaina 2 Faces com Serra Múltipla - PLSM, desenvolvidas para trabalhos com madeiras mais pesadas e resistentes. Há também outros modelos de plainas, serras múltiplas e equipamentos para potencializar a linha de produção.

Entre em contato com a equipe comercial para saber mais!

Fotos

Tags

Aguarde