Quais itens das máquinas precisam de atenção para garantir o bom funcionamento?

A manutenção preventiva é uma recomendação básica para manter um bom funcionamento do equipamento, garantindo melhor desempenho e elevada vida útil.

A OMIL garante a qualidade e excelência de seus produtos e de todos os processos de fabricação. No entanto, ao utilizar o equipamento, algumas ações preventivas precisam ser adotadas para garantir a alta durabilidade e o pleno funcionamento do equipamento.

Confira algumas das principais instruções:

1- Obedecer aos critérios para lubrificação nos pontos indicados do manual (observar tempo e lubrificantes recomendados);

2- Limpar a mesa quando acumular resina proveniente da madeira (utilize óleo diesel);

3- Fazer limpeza e lubrificação dos eixos das ferramentas sempre que retirar os cabeçotes ou a cada 70 horas de trabalho;

4- Fazer limpeza a cada oito horas de trabalho ou quando o acúmulo de sujeira dificultar o trabalho, removendo pó e cavacos de madeira (ou qualquer agente que possa danificar o equipamento) dos fusos, polias, engrenagens, aletas e ventilação dos motores, correias, mesa, ferramentas, guias, superfícies deslizantes, etc.

→ As ações devem ser executadas sempre com a máquina desligada e desenergizada.

Lembrando que essas recomendações são procedimentos básicos de manutenção para manter um bom funcionamento do equipamento. Fica a critério do responsável, providenciar um plano de manutenção preventiva.

Toda máquina que realiza algum tipo de trabalho, sofre um desgaste natural. Este desgaste pode originar-se de diversos fatores como: atrito, condições ambientais do trabalho e principalmente da intensidade do trabalho. Todos estes fatores influenciam diretamente na vida útil do equipamento, que pode ser extensa se mantido nas condições de trabalho recomendadas. 

Para melhor desempenho e elevada vida útil do seu equipamento, também é recomendado que se faça corretamente as seguintes verificações: nível do óleo nos redutores, estado físico das correias, lubrificação e rolamentos.

Maiores informações podem ser obtidas com o setor comercial ou representante mais próximo da sua empresa!

Fotos

Tags

Aguarde