Como ter mais produtividade no beneficiamento de madeira?

Aumentar a produtividade no beneficiamento de madeira, envolve desde a adoção de máquinas e tecnologias avançadas, até o investimento no desenvolvimento da equipe.

O beneficiamento de madeira é um processo crucial para a fabricação de diversos produtos, envolvendo etapas que vão desde a preparação, até o acabamento. Neste caso, aumentar a produtividade durante o beneficiamento, não apenas otimiza tempo e recursos, mas, também pode maximizar os lucros de uma empresa.

Confira a seguir, 5 estratégias para impulsionar a eficiência produtiva neste ramo:

5 dicas para ter mais produtividade no beneficiamento de madeira

1. Automação dos processos

A implementação de tecnologias automatizadas é fundamental para aumentar a eficiência, produtividade, economia e qualidade no beneficiamento de madeira. Máquinas e equipamentos automatizados, podem realizar tarefas com maior precisão e em menor tempo, reduzindo a necessidade de trabalho manual intensivo e diminuindo as chances de erro.

Saiba quais equipamentos da OMIL podem automatizar os processos no beneficiamento de madeira:

• Plainas moldureiras automáticas

As plainas moldureiras automáticas, foram desenvolvidas para potencializar a produção no beneficiamento de madeira, tirando irregularidades, nivelando e deixando a superfície mais lisa. A OMIL oferece os seguintes modelos:

Plaina Moldureira Compacta PMC-200: um dos mais vendidos da empresa, projetado para trabalhar principalmente com madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto.

Plaina Moldureira Plus Advance – PLUS-200:atende linhas maiores de produção, inclusive as voltadas à exportação, por oferecer robustez, alto desempenho resistência e alta capacidade de produtividade.

Plaina Moldureira 2 Faces – PL-500: atende empresas dos setores de depósitos de madeira e materiais de construção, onde ambos atendem o varejo. As duas faces da PL-500 beneficiam a parte inferior e superior da madeira, o que proporciona um acabamento preciso nas peças.

Plaina 2 Faces com Serra Múltipla – PLSM: foi projetada para trazer mais agilidade, automação e assertividade no beneficiamento de madeira. Possui três eixos, sendo dois de plainas duas faces e um de serra múltipla.

Plainas Moldureiras OMIL PMO-240 e PMO-320

Plainas Moldureiras OMIL PMO-240 e PMO-320: fazem parte da linha de plainas mais tecnológicas, mais rápidas e com mais opcionais de escolha da Máquinas OMIL. Elas proporcionam alto padrão de acabamento no aplainamento de madeiras, o que possibilita que o cliente leve seus produtos a exportação.

Plaina 2 Faces 630 – PL-630:linha indicada para quem trabalha com uma escala de produção maior, com foco no beneficiamento e acabamento de madeiras.

• Serras múltiplas

A Serra Múltipla – SMO-350 garante precisão no corte da madeira e elimina desperdícios, permitindo que a produção seja aumentada a uma escala muito maior, com agilidade, automação e segurança no processo. Saiba mais clicando aqui!

• Alimentador automático

O Alimentador Automático AAO-240 é responsável pelo abastecimento contínuo de plainas e serras múltiplas, substituindo o serviço manual.

•  Descarregador automático

O Descarregador Automático DAO-240 fornece mais produtividade e automação no processo de beneficiamento de madeira, ao descarregar plainas ou serras continuamente.

2. Comando Lógico Programável (CLP)

Investir em equipamentos que ofereçam o Comando Lógico Programável (CLP) pode ajudar significativamente a aumentar a produtividade no beneficiamento de madeira. Isso ocorre porque os CLPs são extremamente versáteis e capazes de controlar uma ampla gama de máquinas e processos industriais. Eles podem ser configurados para otimizar as operações, ajustando-se às necessidades específicas de produção e adaptando-se facilmente a mudanças nos processos. Essa automação reduz a necessidade de intervenção manual, minimizando erros humanos e acelerando o tempo de produção.

A OMIL possui a opção de fabricar plainas com CLP e IHM, o que permite a utilização da configuração mais adequada para cada aplicação e auxilia na automatização, controle e monitoramento de máquinas, processos específicos ou até linhas de produção.

3. Manutenção preventiva do equipamento

Além de adquirir bons equipamentos, é imprescindível que seja realizada a manutenção preventiva regular dos equipamentos. Isso garante o trabalho contínuo na linha de produção, já que se evita paradas não planejadas. Estabelecer uma rotina de inspeção e manutenção para identificar e resolver problemas antes que eles se tornem graves, pode garantir que as máquinas operem em sua capacidade máxima e com total segurança.

4. Capacitação dos colaboradores

Colaboradores capacitados podem maximizar a produtividade de uma empresa. A equipe bem treinada sabe operar os equipamentos de maneira eficaz, é capaz de identificar possibilidades de melhoria nos processos, sem falar que os riscos de acidentes de trabalhos podem ser reduzidos consideravelmente.

5. Otimização do layout da fábrica

O layout da fábrica desempenha um papel vital na otimização do fluxo de trabalho e na redução do tempo de processamento. Reorganizar o espaço de trabalho para minimizar o movimento desnecessário de materiais e garantir que as máquinas e equipamentos estejam posicionados de forma estratégica, pode significativamente aumentar a eficiência do processo.

Aumentar a eficiência no beneficiamento de madeira, envolve desde a adoção de tecnologias avançadas, até o investimento no desenvolvimento da equipe. Implementando essas estratégias dentro do dia a dia da empresa, é possível não apenas melhorar a eficiência operacional, mas, garantir a competitividade do negócio a longo prazo.

Lembre-se que a OMIL pode ajudar sua empresa a elevar os padrões de produtividade, oferecendo máquinas que aumentam o rendimento e diminuem custos, por necessitarem de poucos operadores e evitarem o desperdício através do corte e aplainamento precisos.

A OMIL é referência no ramo de beneficiamento de madeira e há 78 anos oferece qualidade, garantia e fabricação 100% nacional em equipamentos para o setor.

Caso você deseje saber mais sobre a empresa e produtos, acesse o site. Se precisar de atendimento com a equipe comercial, basta solicitar neste link, e se preferir, pode realizar o pedido de orçamento diretamente pelo site!

Fotos

Tags

Aguarde