Quais os tipos de plainas e para que servem?

A versatilidade das plainas permite que elas sejam utilizadas nos mais diversos segmentos, desde o aplainamento de madeira para fabricação de móveis e portas, até decks, assoalhos e forros de residências.

As plainas têm a principal função de nivelar a superfície da madeira, removendo camadas finas para criar uma superfície lisa e uniforme. Ela é uma máquina essencial no beneficiamento de madeira, pois garante acabamentos precisos e de alta qualidade, além de automatizar os processos e possibilitar o aumento da capacidade de produção, maior eficiência e qualidade.

A versatilidade das plainas permite que elas sejam utilizadas nos mais diversos segmentos, desde o aplainamento de madeira para fabricação de móveis e portas, até decks, assoalhos e forros de residências.

Confira a seguir os principais tipos de plainas do mercado e algumas de suas utilizações:

Principais tipos de plainas

Confira a seguir, os tipos mais comuns de plainas automáticas comercializados e os modelos oferecidos pela Máquinas OMIL:

Plaina moldureira

As plainas moldureiras são capazes de produzir superfícies planas com dimensões precisas, o que é fundamental para evitar retrabalhos ou perdas por conta de imprecisões durante o corte ou aplainamento. Elas foram desenvolvidas para potencializar a produção no beneficiamento de madeira, tirar irregularidades, nivelar e deixar a superfície mais lisa

Atualmente, a OMIL oferece quatro modelos de plainas moldureiras:

  • • Plaina Moldureira Compacta – PMC-200

A PMC-200 foi desenvolvida para auxiliar empresas de pequeno e médio porte a terem um melhor custo-benefício, mais produtividade, economia, tecnologia, agilidade e automação nos processos do beneficiamento de madeira.

A plaina disponibiliza vários opcionais que podem ser incrementados de acordo com a necessidade de cada empresa e é um dos modelos mais vendidos da OMIL.

Descubra como ela proporciona produtividade e economia no beneficiamento de madeira!

  • • Plaina Moldureira Plus Advance – PLUS-200

A PLUS-200 também é outra máquina muito comercializada na OMIL, por atender linhas maiores de produção, inclusive as voltadas à exportação, oferecendo robustez e maior produtividade no beneficiamento de madeira.

Ela possui um layout moderno, além da possibilidade de automatização total através do Comando Lógico Programável (CLP) e Interface Homem Máquina (IHM), que agora ganhou uma nova tela, trazendo melhor desempenho e segurança nos processos.

Saiba mais acessando um artigo do blog!

  • • Plainas Moldureiras OMIL PMO-240 e PMO-320

Esses dois modelos são voltados às empresas que trabalham com exportação ou produção em grande escala de madeiras molduradas, incluindo todos os tipos de beneficiados e aplainados. Esta linha é a mais tecnológica das plainas da OMIL, é a mais rápida e com mais opcionais de escolha ao cliente.

A velocidade de trabalho da PMO pode chegar a 120 metros lineares por minuto e a principal diferença entre a 240 e a 320, é a largura máxima aplainável.

→  Conheça esses equipamentos!

  • • Plaina Moldureira 2 Faces - PL-500

Atende principalmente empresas dos setores de depósitos de madeira e materiais de construção, na fabricação de pergolados, vigamentos e caibros. As duas faces da PL-500 beneficiam a parte inferior e superior da madeira, o que proporciona um acabamento preciso nas peças.

→  Clique aqui e conheça todas as características dessa máquina!

Plaina desengrossadeira / 2 faces

A plaina desengrossadeira é usada principalmente para nivelar e reduzir a espessura de peças de madeira brutas. Ela é ideal para trabalhos que exigem precisão na espessura das peças, como na fabricação de móveis e componentes de madeira.

As plainas com duas faces são projetadas para nivelar ambas as faces de uma peça de madeira, aumentando a produtividade e a precisão no processo de preparação da madeira.

Confira os modelos oferecidos pela OMIL:

  • • Plaina 2 Faces PL-630 e PL-450

Essa linha de plainas é indicada para quem trabalha com uma escala de produção maior, com foco no beneficiamento e acabamento de madeiras.  A facilidade de operação permite que ela seja inclusa nas linhas de produção, para potencializar a produtividade e desenvolver um melhor produto!

→  Saiba mais: PL-630 e PL-450

Plaina 2 faces com serra múltipla

Este equipamento combina as funcionalidades de uma plaina 2 faces com a serra múltipla. Além de nivelar as duas faces da madeira, ela permite o corte preciso, o que é essencial para produção em larga escala, onde se necessita de eficiência e rapidez no processamento de peças de madeira, mantendo a precisão e qualidade do corte.

  • • Plaina 2 Faces com Serra Múltipla – PLSM

A OMIL desenvolveu a PLSM para trazer mais agilidade, automação e assertividade no beneficiamento de madeira. Ela possui três eixos, sendo dois de plainas duas faces e um de serra múltipla: as plainas de duas faces beneficiam a parte inferior e superior da madeira e a serra múltipla promove o corte preciso de espessuras maiores.

→  Saiba mais clicando aqui!

As plainas e serras múltiplas OMIL são programadas para produzirem peças com dimensões precisas, evitando desperdício de madeira e retrabalho. Todas as máquinas e equipamentos são desenvolvidos seguindo rigorosos requisitos de qualidade, contam com tecnologia de ponta na fabricação e equipe altamente qualificada.

Com 78 anos de tradição, a OMIL se tornou referência no mercado de plainas e equipamentos para o beneficiamento de madeira.

Solicite um orçamento para sua empresa diretamente pelo site!

Tags

Aguarde